A indústria de tabaco e fumo no Brasil é uma das mais importantes do mundo, tanto em termos de produção como de exportação. O país é o segundo maior produtor e exportador de tabaco do mundo, atrás apenas da China. Apesar de haver uma queda na demanda por tabaco em alguns países, a produção no Brasil tem se mantido estável nos últimos anos. Ainda há uma grande demanda por tabaco no mercado interno e, além disso, as exportações brasileiras para outros países continuam fortes. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a exportação de tabaco bruto pelo Brasil somou 526 mil toneladas em 2020, com um valor de US$ 2,14 bilhões. No entanto, a indústria do tabaco tem enfrentado desafios em relação a políticas de saúde pública que buscam reduzir o consumo do produto e substitutos eletrônico como o cigarro eletrônico, também chamado de vape, e-cigarro utilizados principalmente pelo público jovem.
A produção de tabaco e fumo, como cigarros, charutos e outros produtos relacionados, requer além das próprias folhas de tabaco e aditivos, maquinário com peneiras onde as telas atuam principalmente na secagem do tabaco. O processo de secagem do tabaco é uma das etapas mais importantes da produção, pois é responsável por remover a umidade do produto e garantir que ele esteja seco o suficiente para ser processado. As telas de aço são utilizadas como suporte para os fardos de tabaco durante a secagem em estufas. As folhas de tabaco são penduradas nas telas de aço, que são então empilhadas e colocadas nas estufas, onde o ar quente é circulado para secar o produto.
As telas de aço também podem ser usadas na etapa de classificação do tabaco, onde o produto é separado em diferentes categorias, de acordo com sua qualidade e características, tamanho, formato e cor. O uso de telas é particularmente útil para remover partículas de folhas de tabaco maiores que não são adequadas para os produtos finais. As telas também são usadas para separar partículas de cigarros ao meio, de modo a produzir cigarros de tamanho menor. Como os produtos finais devem alcançar o tamanho e o formato desejado, o que requer o uso de telas e peneiras. Estas são usadas para separar as partículas de tabaco em diferentes tamanhos e para remover as partículas mais pequenas, conhecidas como fumo de alcatrão.
As telas são usadas como uma forma de separação mecânica para remover partículas maiores de tabaco dos produtos finais, nas secagem das folhas, moagem e no processamento do fumo. As peneiras são usadas para remover partículas muito pequenas de tabaco e fumo dos produtos finais. Elas são capazes de separar partículas muito pequenas de tabaco e fumo de alcatrão, que não são adequadas para os produtos finais. As peneiras também são usadas para condicionar o tabaco, para aumentar a sua homogeneidade.
As telas e peneiras CENTRAL MESH possuem diferentes tamanhos de malha e são capazes de separar partículas maiores do fumo final de forma eficiente e econômica pelo controle de qualidade na abertura da malha e na espessura dos fio utilizadas para seu tecimento.
A construção de teares em 1956, foi a origem das atividades dos dirigentes da CENTRAL MESH.
Hoje estão operando 50 teares com a tecnologia de acionamento e controle mecatrônico de última geração. O projeto e a construção de todo equipamento é de exclusividade da CENTRAL MESH.
Adotando o sistema de melhoria continuada, o departamento de engenharia dedica-se à manutenção e desenvolvimento de dispositivos e novos equipamentos no sentido de obter a menor relação custo/beneficio.
A instalação da produção está no centro da cidade de São Paulo. Visite-nos, será um prazer tê-lo conosco
Nossa engenharia desenvolve produtos do interesse do cliente mediante amostras ou desenhos