A indústria de cerâmica e porcelanato é um setor importante da economia brasileira, sendo responsável pela produção de revestimentos para diversos segmentos, como construção civil, arquitetura e decoração.
No Brasil, a indústria de cerâmica e porcelanato tem enfrentado alguns desafios nos últimos anos, como a instabilidade econômica, o aumento dos custos de produção e a concorrência com produtos importados. No entanto, o setor tem conseguido se adaptar a essas mudanças e manter sua relevância no mercado. Segundo a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), o Brasil é um dos principais players do mercado mundial de revestimentos cerâmicos, ocupando a 3ª posição em produção e a 2ª posição em consumo no mundo, além de ser o 7º do ranking das exportações. Em 2020, as vendas no mercado interno atingiram 826 milhões de metros quadrados e 94 milhões foram destinados ao mercado externo.
Um fator importante para a indústria de cerâmica e porcelanato no Brasil é o desenvolvimento de novas tecnologias e processos de produção mais eficientes, que permitam a redução dos custos e aumento da produtividade. Além disso, a busca por novos designs e acabamentos tem ajudado a impulsionar a demanda por esses produtos.
Para essas inovações serem desenvolvidas são utilizadas telas e peneiras especificas para o segmento. As telas para a fabricação de cerâmicas e porcelanatos passam por controle de qualidade rigoroso e, assim, criam superfícies únicas e qualidade em todas etapas do processo.
O Processo de fabricação consiste em 3 etapas:
Elas são frequentemente usadas na fabricação de cerâmicas e porcelanatos na seleção da matéria prima na moagem e posteriormente para reforçar as peças durante o processo de secagem e queima. Durante a secagem, a tela é colocada sob a peça de cerâmica ou porcelanato para ajudar a suportar o peso e evitar deformações. Já durante a queima, a tela ajuda a evitar que a peça rache ou quebre devido às altas temperaturas e às tensões internas geradas durante o processo. Além disso, as telas de aço inox também são usadas em alguns casos como elemento decorativo em mosaicos e outros revestimentos cerâmicos, proporcionando um acabamento diferenciado e moderno.
Para o segmento, a CENTRAL MESH possui telas para peneiras vibratórias, giratórias das maquinas, nos atomizadores, misturadores, homogeneizadores assim como nos laminadores e desintegradores. Nossos produtos são resistentes e duráveis, graças a qualidade de nossas telas na separação de sujeira e impurezas as Cerâmicas e porcelanatos ficam mais resistentes as mudanças climáticas e umidade.
A construção de teares em 1956, foi a origem das atividades dos dirigentes da CENTRAL MESH.
Hoje estão operando 50 teares com a tecnologia de acionamento e controle mecatrônico de última geração. O projeto e a construção de todo equipamento é de exclusividade da CENTRAL MESH.
Adotando o sistema de melhoria continuada, o departamento de engenharia dedica-se à manutenção e desenvolvimento de dispositivos e novos equipamentos no sentido de obter a menor relação custo/beneficio.
A instalação da produção está no centro da cidade de São Paulo. Visite-nos, será um prazer tê-lo conosco
Nossa engenharia desenvolve produtos do interesse do cliente mediante amostras ou desenhos